sáb. maio 8th, 2021
Aprender inglês lendo notícias

Como aprender inglês lendo notícias

Já falei aqui no blog sobre como as notícias em inglês podem ajudar quem quer desenvolver o idioma. Essa é uma forma de se informar de tudo que acontece a sua volta, dar aquela treinada na compreensão e, de quebra, expandir o vocabulário.

É isso mesmo: um veículo de comunicação tem essa dupla utilidade. Se você quer entender um pouco melhor sobre o assunto e como a internet pode te ajudar nessa tarefa, então está no lugar certo. Não deixe de ler o post de hoje até o final! Bora lá?

Comece procurando por notícias em inglês de seu interesse

Quer coisa pior que ler algo que consideramos chato ou não desperte nosso interesse? A tarefa costuma ficar bem mais árdua dessa maneira, não é mesmo? Por isso é sempre bom procurar algo que tenha a sua cara e torne a tarefa mais divertida!

Se você gosta de notícias mesmo, daquelas produzidas por jornalistas, então pode encontrar nos sites mais tradicionais. Eu tratei de alguns deles aqui, mas os nomes são bem conhecidos: New York Times, The Washington Post e BBC News.

Para navegar é bem simples, pois ele segue o mesmo estilo dos sites que já estamos acostumados aqui no Brasil. A front page (primeira página) é bem intuitiva e conta com os mais diversos tipos de notícias em inglês. Assim é só decidir pela headline (manchete) que preferir.

Mas não se restrinja! Você também pode treinar com os sites de fofocas, notícias bizarras, tabloides e várias outras coisas. Isso sem contar com as sessões de esportes, músicas, filmes e cultura.

Aproveite para informar-se culturalmente

A internet tem um papel importantíssimo na globalização. Ela facilita muito saber as últimas notícias, ampliar sua visão de mundo, ler blogs e várias outras coisas desse tipo. Você ainda pode ouvir podcasts de notícias e assim treinar a compreensão em inglês.

Uma coisa é fato: existe informação para todas as pessoas, basta procurar o que faz mais sentido para você e seu gosto pessoal.

Encontre algo que se enquadre no seu nível de inglês

Pegar um conteúdo que seja muito mais profundo que o que você está acostumado não vale a pena! A tarefa fica difícil e pode acabar minando sua motivação. Por isso considere esse detalhe de forma criteriosa.

Pense que um editorial político pode ser muito pesado para quem está começando a aprender inglês, por exemplo. Portanto, procure uma leitura que caiba no seu nível de inglês e tente entender sobre um tema que seja do seu interesse.

Leia em voz alta e analise as novas palavras

Ler em voz alta é uma ótima maneira de treinar a pronúncia e melhorar o sotaque. Pense que essa é uma maneira de progredir no inglês sem muitas dificuldades.

Além disso, analise e considere a possibilidade de ampliar seu vocabulário. O ideal é não parar para pesquisar as palavras que conhece a todo momento, pois isso pode comprometer o ritmo do texto e fazer até que você perca o sentido. Convenhamos: a leitura fica muito chata assim – sem contar que você perde a chance de entender a palavra dentro do contexto.

Portanto, grife ou anote a palavra que não conhece e continue lendo. Assim fica mais fácil progredir de forma mais acelerada. E claro: depois não deixe de pegar o dicionário e consultar cada uma delas. Essa é a melhor maneira de expandir o vocabulário e atingir a tão sonhada fluência com mais facilidade.

Tenha resultado melhores com os vídeos

Hoje em dia as plataformas online contam com muitas maneiras de complementar uma notícia e uma delas é o vídeo. Essa é uma ótima maneira de entender um pouco mais sobre o assunto. O vídeo fica bem mais tranquilo, pois você já vai sabendo o contexto que vai encontrar.

Caso o site que você esteja não ofereça essa opção, não hesite em procurar outro canal. Essa é uma ótima maneira de desenvolver outra habilidade e melhorar ainda mais o seu nível de inglês.

Depois de entender um pouco melhor como as notícias em inglês representam uma ótima maneira de turbinar o inglês, não deixe de explorar essa facilidade. Essa é uma ótima maneira de colher os frutos e, de quebra, acompanhar suas notícias favoritas. Nada mal, né?

E você, o que gosta de ler? Já pensou em pesquisar sobre isso em inglês? Compartilhe abaixo seu gosto, quem sabe não posso te ajudar com alguma indicação?

Compartilhe este artigo com seus amigos: