qui. ago 18th, 2022
Como aprender inglês rápido

Como aprender inglês rápido (comprovado por pesquisas)

Se você ainda desconfia de métodos que dizem que você pode aprender inglês rápido, pode ser que esteja perdendo seu tempo. É isso mesmo: perdendo a chance de acelerar a sua vida e sua carreira com uma alternativa muito eficiente de aprender inglês.

Prova disso é que neurocientistas da Universidade de Radboud descobriram o que já estamos falando há algum tempo: é possível aprender inglês rápido. Por meio de princípios de neurociência cognitiva e uma gestão de tempo eficiente, você pode alcançar a fluência na conversação.

Para isso, você deve seguir 5 passos fáceis nesse tempo. Entenda como, neste post!

Passo 1 – Não foque em gramática

A gramática é muito importante, mas você não precisa ficar horas a fio estudando para entender tudo. Nosso cérebro aprende por associação, então você vai acabar assimilando tudo. Isso sem contar que a gramática do inglês é ainda mais simples que a do português. Isso pode ser um estímulo!

De toda forma, quando você senta para estudar apenas esses pontos, pode ficar horas discutindo e aprendendo cada detalhe. Seu cérebro pode acabar travando, já que fica muito preso aos detalhes da gramática. Com isso, acaba comprometendo na hora de reter o conhecimento.

Passo 2 – Foque no vocabulário raiz

Em qualquer língua, temos algumas palavras que são mais utilizadas, principalmente na conversação e no dia a dia. Pois bem, no caso do inglês não é diferente.

No fundo, o esforço que você gasta para aprender essas novas palavras podem fazer com que você compreenda 80% da língua, o que é um percentual um tanto quanto alto.

Está desconfiado? Alguns estudos de linguística em inglês revelaram que apenas 2.000 palavras representam 92.7% do vocabulário mais usado da língua (ou nas conversas de rotina de um americano). Impressionante, não é?

Sabendo disso, você pode adaptar e priorizar a forma de estudar, concorda? Para aprender essas 2.000 palavras e desenvolver uma boa conversa, tudo que você precisa são de alguns poucos meses de dedicação. Desta forma, conseguirá aprender inglês rápido.

Depois desse passo inicial, o desenvolvimento é bem mais difícil. Para você ter noção, para atingir 98% do vocabulário, você pode precisar de 10 anos. Ou seja, para progredir menos de 6%, o investimento é muito maior. E não vale a pena pegar tão pesado para dominar apenas isso, concorda?

Ainda assim, é isso que as escolas tradicionais de idioma estão fazendo. Para manter você por muito tempo, elas acabam escondendo que existe um caminho bem mais fácil, pois assim você acaba tendo que investir mais dinheiro.

Passo 3 – Aprenda estruturas de conexão

Para criar frases que façam o mínimo de sentido, você precisa aprender palavras que conectem todo esse contexto. Assim fica mais fácil articular as frases em conversas comuns e garantir a sua fluência na língua com mais facilidade.

Na verdade, sem esses pontos, as suas frases têm menos sentido. Ou seja, pode não fazer muito sentido conhecer tantas palavras assim, se você não sabe como usar dentro de um contexto correto e com uma boa estrutura.

Passo 4 – Busque desenvolver a audição biônica

A compreensão de o que as pessoas estão falando em inglês é crucial para que você realmente aprenda. Entretanto, como você deve imaginar, isso não vem de uma hora para outra.

Se você não pode fazer um intercâmbio para esses países que falam em inglês, o ideal é criar uma imersão na língua. Para isso, você pode ouvir áudios, assistir filmes, deixar a TV ligada em um canal que fale inglês e criar outras oportunidades para que seu cérebro absorva tudo com mais facilidade.

Esse ambiente favorece muito a aprendizagem. Seu cérebro vai criando conexões que, mais cedo ou mais tarde, vão fazer com que você acesse essas informações e assimile tudo com mais facilidade. Fantástico, não é?

Prazo 5 – Tenha um prazo determinado

Sejamos francos: saber que você tem um tempo específico para a execução de uma tarefa faz com que ela seja levada muito mais a sério, não é mesmo? Quando o prazo é curto então, os resultados podem ser melhores.

A pressão de entregar ou de aprender faz com que você se concentre e se dedique de maneira especial. Com isso, trata o projeto com a proporção que ele deve ter. Ou seja, com foco, determinação e força de vontade, a fluência em inglês pode se tornar um projeto ainda mais próximo de você.

Bem, depois de ler esses pontos e entender que eles são embasados em pesquisa, você acredita que pode aprender inglês rápido e que está perdendo oportunidades? Não perca mais tempo! Torne-se uma pessoa bilíngue com mais facilidade que os outros!

Compartilhe este artigo com seus amigos: