sáb. ago 8th, 2020
Como aprender um idioma novo antes de viajar

Como aprender um idioma novo antes de viajar

Quem está aprendendo a falar uma nova língua e planeja uma viagem internacional fica sempre com um medo: será que consigo desembolar e sobreviver a essa experiência? Seja para uma viagem profissional ou a passeio, falar o idioma representa vivenciar a experiência de uma forma mais plena.

A boa notícia é que é sim possível falar uma nova língua antes da viagem. Para saber um pouco mais como aproveitar essa experiência que está entre as mais intensas, não deixe de ler esse post até o final.

Comece ponderando o que você já sabe

Antes de qualquer coisa, jogue limpo com você e reflita sobre o seu nível de conhecimento nesse idioma. Ele pode ser bem avançado, básico ou, em certos casos, nem existir. Ciente disso, você fica sabendo de onde dar o start.

Depois disso, pense em outro ponto importante: posso desenvolver esses conhecimentos sozinho ou preciso da ajuda de alguém? Independente da resposta que você vai obter aqui, o importante é seguir focado no projeto de falar uma nova língua.

Para fechar, faça um planejamento sobre quanto você precisa se dedicar. Tenha foco e separe algum tempo do seu dia para ter algum conhecimento antes de viajar. Quanto mais tempo você conseguir separar para esse objetivo, mais resultados terá.

Foque nos pontos mais importantes

Já falei aqui no blog sobre algumas perguntas que você tem que saber antes de embarcar para os EUA. É claro que esse é só um primeiro parâmetro, mas você precisa saber alguns pontos para conseguir se comunicar (nem que seja de forma básica) nesse novo ambiente.

Liste quais são as situações mais comuns que você pode enfrentar e fique ligado em eventuais formas de comunicação que podem surgir. As informações em um hotel, os trajetos para locomoção (seja em transporte público ou táxi), os pedidos em restaurantes e lanchonetes, perguntar as horas e até mesmo tirar algumas dúvidas com os locais.

Saiba que caminhos seguir

Você pode potencializar os resultados explorando técnicas e alternativas muito interessantes. Veja algumas:

Redes sociais

Você já parou para pensar que as redes sociais são uma ótima maneira de se familiarizar com algumas palavras? Você sabe como se diz “Curtir” no idioma que está aprendendo? Pois é, o Facebook pode te ajudar bastante na tarefa de falar uma nova língua!

Então não perca tempo e altere o idioma, pois essa medida simples vai trazer ótimos resultados. Além das coisas mais básicas, você pode explorar informações, comunicados e até mesmo expressões, ampliando ainda mais seus conhecimentos.

Vídeos

Assistir vídeos em outro idioma é outra maneira interessante de treinar – e opção é o que não falta na internet. Jogue alguns desses assuntos no YouTube e tente se concentrar no que a pessoa fala. Para facilitar, você pode procurar um youtuber ou outra pessoa influente de um dos países que tenham o idioma como língua oficial.

Caso a compreensão fique comprometida ou difícil demais, coloque o vídeo com legenda, depois apenas com a legenda em inglês e depois abandone-as de vez. Você vai perceber que essa é uma ótima maneira de ter bons resultados!

Sites

Os sites com notícias em inglês também podem ser uma boa opção para treinar a leitura em outro idioma. Como você não quer nada muito elaborado ainda, já que está aprendendo a falar uma nova língua, busque conteúdos mais leves e que facilitem seu entendimento. Você vai perceber que vai conseguir entender e se comunicar com mais facilidade por meio deles.

Faça o tempo todo e aumente o resultado

Aprender a falar uma nova língua envolve muito comprometimento e vontade constante de praticar. Portanto, arrisque e não tenha medo de errar ou falar errado. Essa é uma situação que faz parte e não é diferente para ninguém!

Tente criar o famoso ambiente de imersão, seja conversando com o professor ou com qualquer outro método que você escolher. Somente com a prática é possível atingir a perfeição, ou seja, a tão sonhada fluência.

Depois de entender que falar uma nova língua é uma ótima maneira de aproveitar a aventura de uma viagem internacional, não deixe de investir nesse ponto. Você não vai se arrepender de ter esse ganho.

E você, ficou com alguma dúvida ou já vivenciou esse tipo de experiência? Compartilhe no espaço abaixo e ajude outras pessoas com sua história!

Compartilhe este artigo com seus amigos: