ter. out 27th, 2020
Como começar uma conversa em inglês

Como começar uma conversa em inglês

Sejamos francos: se tem uma coisa que dificulta muito a vida de qualquer pessoa é começar uma conversa em inglês. A tarefa pode ser um pouco constrangedora para quem já é fluente em inglês e, como você deve imaginar, é famosa por travar os iniciantes.

Se você é desse tipo que fica bolado para falar com um nativo, então precisa saber como sair dessa saia justa e desembolar com mais facilidade. Foi pensando nisso que criei essa postagem!

Aqui estou explorando técnicas para que você consiga começar uma conversação e ficar bem mais confiante. Ficou curioso e quer deixar o medo para trás? Então vamos juntos!

Comece sempre com frases mais simples

Para ficar mais confiante, o ideal é começar a conversar de forma mais natural – e isso significa com assuntos mais comuns e cotidianos. Pense na nossa realidade aqui no Brasil. Quando vamos puxar assunto com um desconhecido, normalmente começamos falando sobre o tempo, as horas e as questões mais comuns, não é mesmo?

Pois é, a realidade é a mesma no caso de começar uma conversa em inglês. Use as expressões de cumprimento e os questionamentos mais comuns.

Exemplos

Hi, my name is XX” – Olá, meu nome é XX (jeito mais formal)

Hi, I’m XX” – Olá, eu sou XX (jeito mais informal)

How are you?” – Como vai você? (jeito mais formal)

How are you doing?” – Como vai você? (jeito mais informal)

How is it going?” – Como você está indo? (jeito mais informal)

What’s up?” – “E aí?” (jeito mais informal)

I’m fine, thanks” – Estou bem, obrigado.

I’m very well, thank you” – Estou muito bem, obrigado.

Bye, nice to meet you” – Tchau, foi bom te conhecer.

Pleased to meet you” – Prazer te conhecer

Have a nice day” – Tenha um bom dia

What time is it?” – Que horas são?

Saiba como se virar em casos de desentendimentos

É difícil falar inglês com fluência e, como já falei aqui, essa não é a realidade da maioria dos brasileiros. O período de aprendizagem acontece como uma evolução, ou seja, vamos conquistando habilidades com o tempo. E é preciso saber lidar com esse processo com mais naturalidade, inclusive tendo que admitir erros e a própria ignorância em alguns momentos.

Existem algumas palavras ou aquelas famosas expressões idiomáticas que podem ajudar muito nesses momentos. O segredo é falar isso com bastante humildade e gentileza, pois você vai acabar cativando os gringos.

Sorry

Se você está em uma conversa em inglês e não entende muito bem o que a outra pessoa está comunicando, não tenha vergonha de perguntar: “Sorry?”. Ele vai entender que você está pedindo desculpas por não ter entendido muito bem.

Outra boa pedida é a frase: “Can you repeat, please? (Você pode repetir, por favor?) ou “Can you speak slower?” (Você pode falar mais devagar?).

What does it mean?

Esta é uma expressão idiomática muito usada para compreender melhor o que determinada pessoa quer falar. A frase significa algo como “O que significa isso?”.

Fale nos momentos de silêncio

Quer coisa mais constrangedora que querer conversar em inglês e não saber como? Ficamos naquela situação sem saber sobre que tipo de assunto falar ou ainda como preencher esse momento constrangedor.

Para isso, nada melhor que conhecer perguntas simples e fáceis para memorizar e usar nesse momento constrangedor.

Where do you come from?

Essa é a pergunta mais comum para saber de onde uma pessoa é.

What do you usually do?

Essa é uma maneira de perguntar o que a pessoa faz, explorando sua vida cotidiana e até profissão.

How was your weekend?

Essa é a pergunta que substitui o “Como foi seu final de semana?”. Esse assunto é um ótimo primeiro passo para render a conversa.

Mantenha um contato com o idioma

Para conseguir começar uma conversa em inglês com mais naturalidade, não deixe de manter contato com o idioma sempre que puder. Essa é uma forma eficiente de lidar com a língua de forma mais assertiva.

Portanto, invista em um curso de inglês online e desenvolva hábitos que potencializem seus conhecimentos. Você pode apostar em filmes e séries, músicas, conversações online ou ainda ler sites de notícias nessa língua. E olha que essas são apenas algumas ideias.

Fazendo isso e deixando o medo (e a vergonha) em segundo plano você vai perceber os resultados!

Depois de ler essa postagem ficou mais fácil entender que começar uma conversa em inglês é mais fácil que muitas pessoas imaginam, não é mesmo? Aproveite essas dicas que levantei aqui e arrase nas suas próximas conversas.

Compartilhe este artigo com seus amigos: