sex. nov 27th, 2020
Emprego no exterior

Como conseguir um emprego no exterior?

O Brasil vivencia um período de crise há alguns anos. Nesse meio tempo, quem não perdeu o emprego sonhou com a possibilidade de imigrar. Ou seja, conseguir um emprego no exterior e trabalhar em outro país.

Embora essa seja a vontade de muitos de nós, a tarefa não é nada fácil e exige um pouco de preparo — a menos que você seja do tipo de pessoa que não se importe em ficar com um subemprego.

Se essa não é a sua realidade, veja aqui alguns caminhos que você pode seguir para encontrar um bom emprego no exterior. Vamos lá?

Saiba quais são os melhores países

Existem alguns países que apresentam mais abertura para o trabalho de estrangeiros. Então, se você quer ser bem-sucedido, nada mais natural que dar mais destaque a esses, concorda? Alguns lugares já são famosos por recepcionar bem os brasileiros, como Canadá, Singapura e Austrália.

Somado a isso, considere outros pontos também. Veja se existe alguma barreira de idioma, quais são as restrições de visto e as disponibilidades de trabalho. Acredite: alguns países envolvem uma grande burocracia para a entrada de estrangeiros, então é bom considerar isso tudo.

Depois de analisar todos esses pontos e colocar cada um deles na balança fica bem mais fácil decidir para onde ir.

Conheça sites de busca de empregos

Você sabia que existem sites de busca especializados para quem quer conseguir um emprego no exterior? É isso mesmo. Assim como os que temos alguns mais tradicionais no Brasil, cada país também conta com suas opções.

Procure se informar sobre quais são os principais destinos para os quais você gostaria de migrar e dê início às buscas. Esse é um grande primeiro passo e pode ser responsável pela vaga que você tanto quer.

Fique de olho na documentação necessária

Como falei acima, conseguir um emprego no exterior também envolve certa burocracia. Uma mudança desse nível envolve muito preparo e uma série de documentos que regularizem a atuação.

É bom estar com o passaporte em dia, ver se necessidade de visto de trabalho e considerar ainda habilitação, transporte e mudança da família. Quando você começa a listar todos os detalhes desse nível, repara que a tarefa não é das mais simples.

Desenvolva fluência no idioma

Convenhamos: arrumar um bom emprego no exterior sem saber se comunicar muito bem pode ser um pouco difícil, não é mesmo? Suas chances são consideravelmente maiores se você desenvolve habilidades naquele idioma específico, então é bom se preparar.

O inglês, além de ser a língua oficial de muitos países, pode abrir a porta em vários outros. Isso porque ele é conhecido como o idioma mundial e muitos dos profissionais de alto escalão têm (ou estão desenvolvendo) esta habilidade.

Além disso, tente focar seus conhecimentos na sua área de atuação. Assim a tarefa fica ainda mais fácil e agradável!

Tenha um currículo online

Para ser contratado você precisa ser visto — ou demonstrar o mínimo de conhecimento técnico na sua área de atuação. Um perfil no LinkedIn é o primeiro passo, mas é sempre bom ter o currículo (ou até mesmo um portfólio) online.

Esse não é dos maiores esforços e vai garantir que os empregadores conheçam mais do seu trabalho em vários lugares do mundo. A dica matadora aqui é fazer o perfil em inglês também, aumentando suas chances.

Explore as redes sociais

Falei do LinkedIn no tópico anterior, mas é importante não se restringir e entender que as redes sociais podem ser verdadeiras aliadas na hora de conseguir um emprego no exterior. Elas podem ter uma funcionalidade muito além de compartilhamento, aumentando (e fortalecendo) seu networking.

Explore o Twitter, Facebook e o LinkedIn, claro, para entrar em contato com grandes nomes fora do Brasil. Você vai perceber como elas podem ajudar e potencializar suas chances.

Procure outros profissionais da sua área

Essa é uma das melhores maneiras de conseguir um emprego no exterior. Pense que quanto mais pessoas você tiver contato, mais fácil fica a tarefa de se aproximar das oportunidades. Então, não perca tempo e entre em contato com essas pessoas, tomando atitudes proativas nesse sentido.

Pense que eles podem te indicar quando uma vaga abre, te passar considerações importantes para ser bem-sucedido e, em um futuro próximo, vocês podem acabar se tornando colegas de trabalho.

Depois de acompanhar algumas dicas eficientes sobre como conseguir o tão sonhado emprego no exterior, não perca essa chance! Comece a procurar as vagas e garanta uma oportunidade incrível — para você e sua carreira.

Compartilhe este artigo com seus amigos: