sáb. ago 8th, 2020
Como dizer as horas em inglês

Como dizer as horas em inglês

Não importa se você vai falar ou ouvir, cedo ou tarde vai se deparar com alguém comentando sobre as horas em outro país de língua inglesa. Nada mais natural, já que essa necessidade está muito próxima de cada um de nós, mas ainda assim, poucas pessoas sabem se comunicar nesse sentido. Se você quer deixar esse desconforto de lado e aprender de forma eficiente, então está no lugar certo. Aprenda como dizer as horas em inglês agora mesmo. Vamos lá?

O famoso questionamento: “Que horas são?”

Saber as horas é um ponto muito importante, principalmente se você está em outro país. Como as viagens internacionais normalmente envolvem uma grande programação e decisões importantes, estamos sempre de olho no relógio e monitorando outros pontos, não é mesmo?

O único problema é que dizer as horas em inglês pode ser um pouco diferente de como falamos no Brasil. Para começar, nada melhor que partir da pergunta clássica, pois assim você consegue identificar do que estamos tratando.

A pergunta mais comum é “What time is it?”, que seria o mais correspondente ao nosso “Que horas são?”. Portanto, fique atento e guarde essa frase: “What time is it?”.

De toda forma, essa não é a única maneira de perguntar sobre as horas. Você também pode ouvir: “What’s the time?”, que, traduzido, significa “Qual é a hora?” ou ainda “Do you have time?”, que é “Você tem horas?”.

Em casos mais formais, como no ambiente corporativo ou em países com essa característica, como a Inglaterra, você também pode pedir para a pessoa dizer as horas em inglês perguntando: “Could you tell me the time?”, que significa “Você poderia me dizer as horas?

Como responder

Depois de conseguir se contextualizar e entender como esse assunto normalmente é introduzido, partimos para o segundo passo: saber dizer as horas em inglês (na resposta). O inglês conta com uma determinação mais comum para falar as horas quando ela está na hora exata – o que facilita muito a vida de qualquer um.

O normal é dizer “It’s XX o’clock”, usando no lugar do XX a hora correspondente. Para facilitar, você pode falar am e pm, dependendo se é antes ou depois do meio dia. É isso mesmo: eles não têm o costume de falar 14h, 16h ou 20h como fazemos aqui. Para dizer as horas em inglês, parcelamos em dois momentos de 12 cada: am (para antes do meio dia) e pm (para pós meio dia).

O detalhe dos minutos

Quando a hora está “picada”, ou seja, também tem minutos, pode ser um pouco mais complexo dizer as horas em inglês. Existem dois caminhos que você pode seguir: falando o tempo de forma direta e contínua (como em boa parte do Brasil) ou ainda de forma regressiva. Entenda melhor:

It’s nine fifteen” – (São 9h15)

It’s two seven” – (São 2h07)

It’s eigth forty-five” – (São 8h45)

Além disso, para ensiná-los a dizer as horas em inglês, não poderia deixar de falar do uso de termos como o quarter e half. Eles são usados para substituir os minutos em algumas situações. No caso do quarter, por exemplo, ele substitui os 15 minutos, enquanto a palavra half substitui meia hora. Veja alguns exemplos dessa aplicação para entender com mais facilidade:

It’s six and a quarter” – (São 6h15)

It’s eleven and a half” – (São 11h30)

Outra forma de dizer

O termo “past” é usado para sinalizar quantos minutos passaram da hora indicada no começo. A frase mais comum é “It’s XX past YY”. Ficou confuso? Veja nos exemplos abaixo como:

It’s twenty past two” (São 2h20)

It’s six past four” (São 4h06)

It’s a quarter past nine” (São 9h15)

It’s half past ten” (São 10h30)

E quando faltar pouco?

No caso de dizer as horas em inglês do modo regressivo, é bom ficar atento também. Como o método é muito comum, é fundamental aprender para saber o que está sendo falado. Caso você queira dizer as horas em inglês usando esse modelo para sinalizar quantos minutos faltam para “atingir” determinada hora, você deve usar o modelo “to” no lugar do past. Entenda melhor:

It’s ten to eleven” (São 10h50, mas o comunicado aqui é que “faltam” 10 minutos para completar 11 horas).

It’s twenty to one” (São 12h40, mas o comunicado aqui é que “faltam” 20 minutos para 1h)

Depois de entender melhor como dizer as horas em inglês, não deixe de treinar e garantir uma pronúncia ainda melhor. Você vai ver como vai utilizar esses conhecimentos de hoje com mais frequência que imagina. E aí, já teve alguma experiência nesse sentido? Comente no espaço abaixo e ajude outras pessoas também!

Compartilhe este artigo com seus amigos: