qui. ago 18th, 2022
Sucesso como aluno de inglês

Como garantir seu sucesso como aluno de inglês

Para aprender qualquer nova matéria existem dois pontos muito importantes: o método de ensino aplicado e o tipo de aluno envolvido. Essa é uma realidade e não tem como fugir dela!

Ainda assim, muitas pessoas acabam considerando apenas o método o ponto mais importante, tirando toda a responsabilidade de si. As pessoas que realmente querem progredir sabem que esse não é o melhor caminho, pois elas também devem se envolver.

Se você quer ser saber como garantir seu sucesso como aluno, então não pode deixar de ler essa postagem. Vamos lá?

Conheça seu perfil

As pessoas têm perfis diferentes quando o assunto é estudar. Algumas delas, por exemplo, já assimilam o conteúdo na sala de aula, não precisando de muito esforço depois. Por outro lado, existem também aqueles que precisam reler a matéria em casa. Ao fazerem isso, conseguem embutir um pouco mais de compromisso para assimilarem tudo direitinho.

Ainda temos aqueles que aprendem melhor com a escrita, enquanto outros com a audição. Enfim, cada um é de um jeito.

Para ter mais sucesso na hora de aprender inglês para valer, é muito importante que você descubra o seu. Assim você consegue estudar de forma específica e garantir resultados muito melhores.

Se interesse pela aula

O método pode ser maravilhoso e muito eficiente, mas, se você não tiver o mínimo de interesse, não adianta! Portanto, se esforce para se interessar pela aula, participar como for possível e se envolver com o método. Acredite: assim os resultados vêm com bem mais facilidade.

Fuja dessa cilada de ser do tipo “sou bom demais para isso” que não presta atenção em nada e acha que o resultado virá. Muito pelo contrário: tenha medidas proativas, envolva-se e colha os frutos do estudo!

Utilize exemplos mais práticos

Aprender uma matéria e ficar envolvido apenas no nível teórico pode ser destruidor. Justamente por isso, estou sempre falando aqui no blog sobre a importância de levar a aprendizagem do inglês para o nível das experiências reais.

É sempre bom participar desse tipo de atividade, pois ela ajuda a te manter motivado e torna a memorização um processo mais simples. Portanto, não importa se será cozinhando com os amigos, assistindo filmes e séries, com música ou o que mais você criar e adotar, o importante mesmo é ter exemplos mais práticos e próximos da sua rotina.

Crie um método de avaliação

Mensurar o progresso da sua aprendizagem é outro ponto muito importante, mas muitas pessoas ainda não fazem isso, né? E para ficar cada vez mais pilhado e ser um aluno melhor, nada como perceber sua evolução.

Então crie um método de avaliação ou se aproprie de uma entre as diversas metodologias disponíveis na internet.  Essa é uma maneira eficiente de se avaliar, saber do seu desempenho e ainda medir os pontos que merecem mais atenção para que os resultados sejam ainda mais efetivos.

Pratique sempre que puder

Praticar, praticar e praticar – essa é a palavra chave para quem quer aprender inglês de verdade. O ideal mesmo é fazer uma imersão no idioma e ter contato com a língua sempre que conseguir, pois assim você se acostuma com o idioma e nem percebe.

Seja o tipo de pessoa que se esforça, faz os exercícios propostos, estuda em casa e está sempre ouvindo uma coisinha ou outra em inglês, como podcasts ou aulas online. Você vai se surpreender quando começar a se engajar para valer!

Procure (e encontre) um professor motivado

Um professor com um bom método também pode fazer muita diferença (e o ideal é que o aluno motivado encontre esse outro ponto). Se você já teve um professor assim, sabe a diferença que faz. Aí é sucesso na certa!

Portanto, procure por professores motivados, engajados e que queiram fazer com que seus alunos realmente aprendam. Sem isso pode ficar bem mais difícil ter sucesso.

Depois de ler todos esses pontos que compartilhei aqui, não deixe de adotá-los, garantindo que seu sucesso como aluno seja ainda mais fácil. Nada melhor que saber o caminho das pedras e potencializar os resultados, não é mesmo?

Se você gostou das dicas que compartilhei aqui e quer continuar acompanhando todo o material que tenho produzido, fique atento aos próximos posts. Assim fica mais fácil acompanhar tudo mais de perto e aprender a falar inglês com mais facilidade.

Compartilhe este artigo com seus amigos: