ter. out 27th, 2020
Falta de tempo para aprender um novo idioma

Como lidar com a falta de tempo para aprender um novo idioma

Se você está querendo aprender um novo idioma, sabe que isso não é tarefa fácil. Além de todos os desafios que uma nova língua traz, é difícil programar o tempo para estudar com frequência e garantir resultados melhores.

A boa notícia é que todos esses percalços podem ser resolvidos com planejamento e organização. Afinal, esses são os primeiros passos para dominar um outro idioma com sucesso. Veja hoje o que você pode fazer e que atitudes tomar.

Comece tendo seu objetivo em mente

Quando falamos de conquistar uma nova habilidade ou ainda investir em aprender um novo idioma, é fundamental ter os objetivos claramente traçados. Isso porque a atividade demanda muito tempo e compromisso. Então, nada melhor que saber porque você quer isso. Desta forma, fica mais fácil ver os resultados e até mesmo correr atrás deles.

Além disso, é preciso criar um esquema bem organizado e sistemático, pois assim fica mais fácil não cair em ciladas como preguiça e falta de determinação.

Trace as metas

Ter metas bem definidas é uma ótima maneira de reforçar a importância que você dá para alguma coisa. Quando você sabe a razão porque se dedica a uma coisa, fica bem mais fácil se organizar e correr atrás do que quer. Até mesmo porque você já viu valor nisso.

Portanto, tenha suas metas sempre em mente, considerando onde você quer chegar e o nível de conhecimentos em inglês que quer atingir. E mais: aprender um novo idioma significa abrir um mundo de perspectivas e diferenciais para você e sua carreira. Além, é claro, da oportunidade de conhecer e experimentar novas culturas. Motivos de sobra para investir nessa habilidade, concorda?

Planeje um tempo para estudar diariamente

Muitas pessoas pensam que esse ponto está muito distante delas. Mas, estudar um pouquinho a cada dia é uma ótima maneira de aprender. Esse método tem se mostrado mais eficiente que ficar um dia inteiro estudando. Afinal, você dá ao seu cérebro tempo para assimilar e compreender tudo com mais calma.

Crie uma agenda (e conte com a ajuda de aplicativos ou lembretes no celular) para te ajudar a lembrar do compromisso de estudar. Pense como o seu tempo é cada vez mais escasso e precioso e programe-se. Assim você consegue se organizar para estudar inglês (ou outro idioma) em dias e horários específicos.

Faça uma boa gestão do tempo

Se você fala que não tem tempo, pondere o tempo que gasta nas redes sociais. Analisando por essa perspectiva fica mais fácil perceber que sempre sobra algum tempinho sim. É claro que a vida está cada veza mais corrida. Contudo, com uma boa gestão do tempo, você consegue dedicar ao menos 20 minutos ao estudo do inglês.

Tenha cuidado para não abrir mão do período de lazer, mas lembre-se que você pode negociar 30 minutinhos para conquistar essa habilidade tão importante.

Tenha sua prioridade em mente

Para conseguir conquistar tudo que queremos, é necessário entender o que é mais importante e se programar para alcançar. A realidade não é diferente quando o assunto é aprender um novo idioma.

É preciso ponderar e entender que você vai precisar, sim, abrir mão de algumas coisas. No entanto, sem perder o foco de que está caminhando segundo suas prioridades. Se está aprendendo duas línguas, por exemplo, é bom ponderar qual delas traz mais benefícios para sua carreira e focar nesse caminho. Assim você caminha de forma consciente e programada!

Adapte sua rotina

Temos uma rotina e um estilo de vida que é mais ou menos comum. Ainda assim, quando estamos aprendendo alguma coisa nova, é normal parar por alguns momentos. Essa parada é para ponderar que algumas coisas vão precisar mudar e você vai ter que adaptar alguns caminhos.

Para começar, você precisa parar um pouco para assistir as aulas e, em seguida, de mais algum esforço para estudar fora delas também. Aproveite o máximo possível para criar uma imersão e aprender mais ainda, seja com filmes e séries, jogos ou outro caminho que você prefira.

Agora que você já sabe que pontos deve considerar para aprender um novo idioma, vai perceber que é possível sim. Por mais corrida e tumultuada que a vida seja, sempre conseguimos mais espaço para o que queremos e se transforma em nossa prioridade.

Se esse conteúdo ajudou e fez com que você percebesse que um novo idioma pode fazer parte da sua rotina, que tal ajudar outras pessoas também? Compartilhe esse post nas redes sociais e impacte outras pessoas também!

Compartilhe este artigo com seus amigos: