qui. ago 18th, 2022
Como montar um calendário de estudos para estudar inglês

Como montar um calendário de estudos para estudar inglês

Se você quer estudar inglês para valer, então provavelmente já percebeu que pode conquistar resultados bem melhores com disciplina. Um calendário de estudos, por exemplo, pode ajudar muito no aprendizado de inglês, direcionando e fazendo com que você não perca o foco e comprometa seu rendimento.

Se você ficou interessado e quer saber como montar um roteiro de estudos de forma eficiente, veja as dicas que levantei na postagem de hoje.

Liste todas as suas obrigações no papel

Você certamente tem muitas atribuições durante o dia, não é mesmo? Para conseguir criar e encaixar um plano de estudos de inglês de forma eficiente é bom começar sabendo quando você está ocupado e quando tem tempo livre. Por isso, comece colocando tudo que você faz durante a semana. Liste o trabalho, os horários que já estão comprometidos, as atividades extracurriculares e tudo mais.

Faça uma gestão do tempo eficiente

Com todos esses pontos listados, fica mais fácil entender quanto tempo você gasta em cada uma dessas tarefas. Esse é o primeiro passo para fazer uma administração do seu calendário de uma maneira mais assertiva, pois você sabe exatamente os momentos livres que tem e pode aproveitar para estudar inglês nesse período.

Sabendo disso, comece a preencher o calendário com o que você preferiria fazer a cada novo dia, em qual horário do dia você é mais produtivo e como vai envolver esse novo idioma na sua rotina. Até porque, como já falei aqui outras vezes, quanto tempo você tiver contato com a língua, melhor para sua aprendizagem.

Faça os ajustes sempre que precisar

A vida é dinâmica e pode ser que, periodicamente, você precise fazer alguma alteração nesse seu calendário de estudo. De tempos em tempos, revise os pontos e veja o que está funcionando ou não, até mesmo porque pode ser que outras atividades tenham aparecido e comprometido seu tempo para estudar inglês.

Se você quiser ter resultados melhores, pode fazer um calendário semanal, pois assim fica mais fácil controlar os prazos e não se perder nesse tempo.

Coloque o calendário em um lugar visível

Não importa se for na porta da geladeira, espelho do banheiro ou na cabeceira da cama. O importante mesmo é ter o calendário de estudos em inglês de forma visível, principalmente de fácil acesso e que você se lembre das atividades constantemente.

Acredite em mim: quando você se depara com os compromissos constantemente, se sente mais estimulado a cumpri-los.

Envolva alguma atividade que você goste

A melhor maneira de conquistar resultados melhores com o inglês (ou qualquer outra disciplina ou idioma que você queira aprender) é envolver algo que você goste. Seja por meio de filmes e séries, música, brincadeiras ou qualquer outra atividade – importante mesmo é se divertir enquanto aprende.

Os resultados aparecem de forma mais rápida e você nem percebe o tempo passar. Isso significa que você vai aprender por meio de uma maneira leve, descontraída e agradável. Portanto, coloque alguma dessas atividades no seu calendário e desenvolva seu inglês dessa maneira pelo menos uma vez por semana.

Estude em um lugar calmo

Se você vai parar alguns minutos para se dedicar ao estudo de idiomas, é bom que escolha um bom local. Opte por um ambiente confortável, silencioso e que você consiga se concentrar com mais facilidade. Assim você consegue ouvir tudo com mais facilidade e pegar todos os detalhes de pronúncia, por exemplo.

É claro que você não precisa ficar enfurnado em um quarto estudando o dia inteiro. Muito pelo contrário! Apenas alguns minutos por dia são suficientes para turbinar o seu inglês e trazer ótimos resultados!

Conte com a ajuda da tecnologia

Eu sou um grande adepto da tecnologia e acredito que ela está aqui para nos ajudar. Nós já tratamos aqui como os aplicativos podem ser grandes aliados na hora de estudar inglês. Contudo, como você já pode imaginar, eles também podem ajudar muito a organizar o calendário e rotina de estudos.

A própria agenda do Google, por exemplo, ajuda com a criação de um calendário personalizado em que você pode acompanhar e visualizar as tarefas. E o melhor de tudo são os alertas, lembrando você dos compromissos que sinalizou lá. O Todoist é outro exemplo, com os mesmos alertas e a possibilidade e marcar a tarefa como concluída.

Seguindo essas dicas e colocando o calendário de estudos em prática, é possível estudar inglês de forma mais eficiente! Se você gostou das dicas, mas ficou com alguma dúvida, não deixe de comentar no espaço abaixo. Caso tenha alguma outra dica para criar um plano de estudos, compartilhe conosco também. Nos encontramos em breve!

Compartilhe este artigo com seus amigos: