sex. nov 27th, 2020
Etiqueta em um jantar com gringos

Como ter etiqueta em um jantar com gringos

Se você vai se sentar para ter um jantar com gringos, então é bem provável que queira saber como deve se portar. Nada mais natural, já que nem sempre é fácil fazer isso em um lugar em que não conhecemos os hábitos e costumes.

Para saber como agir em uma viagem ao exterior, é fundamental ficar atento e ter boas maneiras. Essa é a melhor forma de fazer com que tudo transcorra de forma leve e tranquila, sem nenhum constrangimento.

Ficou curioso e quer saber como fazer isso? Então não deixe de ler a postagem de hoje!

Jantar com gringos nos EUA, Reino Unido ou Canadá

Embora os Estados Unidos sejam um pouco menos formal, esses três lugares são cheio de protocolos e regras. Então, se você vai jantar nesses lugares, é muito importante levar um presente para o anfitrião, como uma flor ou uma caixa de bombom.

Se for em Quebec, é bom enviar ainda antes do jantar. Eles costumam ser ainda mais formais — e essa é uma ótima forma de demonstrar consideração e agradecimento pelo convite.

Jantar com gringos na Austrália

Depois de entender um pouco mais sobre os costumes australianos, você vai entender como os jantares por lá também seguem a mesma linha da população geral: são mais descolados.

Lá não é usual levar presente para o dono da casa, mas é bom perguntar se ele precisa de ajuda antes ou depois do jantar (ou seja, no preparo ou limpeza). Na verdade, tudo funciona como uma reunião de amigos.

Além disso, pode ser que cada um fique responsável por levar sua bebida ou até mesmo algum prato, como aperitivo. Como você pode perceber, tudo é mais livre e não existem grandes problemas nesse caso.

Forma de cumprimentar e sentar

Agora que você já sabe bem a hora de chegar e o que levar (ou mandar antes), é bom saber como cumprimentar. Esqueça a ideia de abraçar a dar beijinho em todo mundo. Embora seja muito aceita no Brasil, muitos países estranham nosso jeito caloroso de ser. Portanto, quando for a um jantar com gringos, chegue na hora e faça um comprimento com aperto de mão, sempre sorrindo.

Além disso, é bom esperar um pouco na hora de se sentar à mesa. Nos EUA, por exemplo, é fundamental ficar de olho no anfitrião. Ele determina a hora certa de sentar e é bom não se sentar antes dele — muito menos começar a comer.

Para fechar, pode ser que o dono da casa possa querer “say a prayer”, ou seja, fazer uma oração. É bom ficar atento e participar do momento, pois a dispersão pode ser vista como falta de educação nesse momento. Preste atenção e mostre reverência, mesmo que essa não seja a sua crença pessoal.

O uso dos talheres

O uso dos talheres é uma das coisas que mais causam confusão nas pessoas durante um jantar com gringos (ou até mesmo com outros brasileiros). No caso ds estrangeiros, ele pode acontecer de duas formas diferentes:

O jeito americano

Nesse caso, a faca fica na mão direita para cortar ou espalhar algo. Já o garfo fica posicionado do lado esquerdo. Depois de cortar a comida, a faca deve ser colocada no prato (sempre com a lâmina para dentro) e usar o garfo com a mão direita.

Além disso, é bom ficar de olho para que os cotovelos não fiquem na parte de dentro da mesa. Para fechar, quando acabar de comer, é só colocar o garfo e a faca lado a lado no prato.

O jeito europeu/continental

Na Europa o processo é um pouco diferente. A faca fica na mão direita e o garfo na mão esquerda o tempo todo. Isso significa que eles não trocam de mão e nem a faca é colocada no descanso — a menos que precise beber algo.

Nesse caso, o recomendado é descansar os dois e deixá-los cruzados no prato. Além da Europa, esse modelo também é usado na Austrália. Bem diferente, não é mesmo?

Recusas

Esse é um ponto bem tranquilo. Se aqui no Brasil aceitamos as coisas por educação, é bom saber que recusar uma comida ou bebida pode acontecer de forma leve nesses países. É isso mesmo: você não precisa ficar se explicando por muito tempo, apenas dizer de forma educada que não aceita. Simples, né?

Agora que você entende melhor o que um jantar com gringos envolve, não deixe de considerar todos esses protocolos e mandar muito bem! A informação é a melhor maneira de se preparar e não fazer feio, concorda?

Para acompanhar todos os conteúdos legais que temos criado sobre inglês, que tal curtir nossa página no Facebook? Assim você não fica fora de nada!

Compartilhe este artigo com seus amigos: