ter. abr 13th, 2021
Como usar os cinco sentidos em inglês

Como usar os cinco sentidos em inglês

Não tem como fugir: os sentidos fazem parte da nossa rotina e o tempo todo estamos usando uma ou outra palavra que tenha relação com isso. Se você não acredita, pare alguns segundos para pensar quantas vezes falamos que “vimos”, “sentimos” ou “ouvimos” alguma coisa. Uma infinidade de vezes, certo?

Pensando nisso, criei uma postagem sobre como usar os cinco sentidos em inglês. Assim fica mais fácil falar sobre o que sentimos sem errar.

Interessante, né? Se você ficou interessado, aperte o cinto e vamos juntos nessa!

Os olhos – The eyes

Os olhos estão entre os “sense verbs” mais utilizados. Nesse caso, o sentido explorado é “the sight” que significa “a visão”. Se você ficar antenado por alguns minutos, vai perceber que a comunicação em inglês explora muitos dos verbos relacionados, como “look”, “watch” e “see”.

O verbo “see” é usado de forma bem comum e tem uma usabilidade mais generalista. Veja um exemplo: “I see a boy in the shopping” (Eu vejo um menino no shopping). Para quem não sabe, o see é mais ligado ao sentido de ver as coisas, mas sem observar muitos detalhes.

Por outro lado, o “look” já tem mais esse perfil de observar, analisar e entender. Portanto, sempre que quiser imprimir esse sentido na frase, não deixe de explorar esse verbo.

Para fechar, não poderia deixar de falar do “watch”. Ele representa algo com um perfil um pouco mais específico, sobre quando assistimos algo. Veja alguns exemplos:

I saw you walking yesterday.

Eu vi você andando ontem.

He looked at his son with concern.

Ele olhou para seu filho com preocupação.

Let’s watch this movie again.

Vamos assistir este filme de novo.

O nariz – The nose

Seguindo a mesma linha dos verbos sensoriais, agora vamos falar um pouco sobre o nariz. Nesse caso, a sensação em inglês é o “smell”, que significa cheiro. Esse órgão é responsável por identificar as coisas antes mesmo de serem vistas.

Pense quando alguém começa a cozinhar algo muito saboroso. Praticamente podemos perceber e descobrir o que está sendo feito apenas pelo cheiro, não é mesmo? É bom tomar cuidado, pois “smell” significa cheiro, mas pode simbolizar sentir o cheiro de algo ou ainda cheirar alguma coisa. Entenda melhor com os exemplos:

I smell hot dog.

Eu sinto cheiro de cachorro-quente

You smell so good.

Você cheira tão bem

I smelled these flowers you gave me.

Eu cheirei as flores que você me deu.

O tato – The hands

Usamos as mãos e os sentidos que ela representa para tocar e sentir as coisas. Pelo toque (“touch“), podemos perceber, descobrir e sentir muitos objetos e superfícies. É justamente esse tato que faz com que tenhamos cuidado com uma faca ou ainda com o fogo, por exemplo.

Para representar que sentimos algo, o usual é usar o verbo “feel”, pois assim comunicamos a sensação que temos. Entenda melhor com os exemplos:

This shirt feels cold.

Essa camisa parece fria

My hair feels soft.

Meu cabelo parece/está macio

I don’t like when people touch me to ask my attention.

Não gosto quando as pessoas me tocam para pedir minha atenção

A audição – the ears

O próximo dos cinco sentidos em inglês é aaudição. Esse sentido muito importante é conhecido como “hearing”, mas conta com uma peculiaridade: existe diferença entre o verbo hear e listen.  O verbo hear é mais relacionado ao fato de ouvir, mas sem se concentrar de fato. No caso do listen, estamos tratando de algo que nos comprometemos a ouvir e entender direito.

I heard a noise on the bedroom.

Eu ouvi um barulho no quarto.

I love listening to music when I’m driving.

Amo escutar música quando estou dirigindo.

Paladar – The mouth

Para fechar nossa lista com os cinco sentidos em inglês, não poderíamos deixar de explorar o paladar. O verbo relacionado nesse caso é o “taste”, que pode significar sentir o gosto de, experimentar algo ou até mesmo do próprio paladar em si.

Veja alguns exemplos e entenda melhor a aplicabilidade:

It tastes sweet.

Tem um gosto doce.

This cake tastes like banana, but I don’t taste any orange in it.

Esse bolo tem gosto de banana, mas não sinto nenhum gosto de laranja nele.

Pronto, agora que você entende melhor sobre os cinco sentidos em inglês, ficou bem mais fácil entender como os americanos os exploram, certo? Esteja atento e explore cada um deles da maneira correta também!

E você, gostou dessas dicas? Acompanhe muitas outras curtindo nossa página no Facebook. Nos encontramos por lá!

Compartilhe este artigo com seus amigos: