sex. nov 27th, 2020
Como utilizar o videogame para aprender inglês

Como utilizar o videogame para aprender inglês

Se você é o tipo de pessoa aficionada por jogos, então vai adorar essa novidade: você pode usar o videogame para aprender inglês! E não tem nada a ver com aqueles jogos focados apenas na aprendizagem em si, mas sim naqueles altamente interativos e que você provavelmente já adora.

É isso mesmo: assim como dá para aprender inglês com filmes e séries, músicas e várias outras maneiras, também é possível jogar videogame enquanto aprende inglês, uma plataforma que também pode ajudar muito!

Ficou curioso e quer saber como? Entenda melhor nesse post de hoje.

Interatividade de aprendizagem

Esqueça aquela ideia de que para aprender inglês você precisa fazer uma lista enorme de exercícios. O processo mudou e isso significa que é possível potencializar os resultados de maneiras mais fáceis e leves.

Enquanto joga videogame, por exemplo, é possível aprender tudo de forma ativa. Isso significa que você é o protagonista. Sem contar que assimila tudo com mais facilidade, tornando o conhecimento mais consistente e duradouro.

Além disso, essa é uma ótima maneira de começar a pensar em inglês e deixar as traduções de lado. Essa habilidade é fundamental para quem sonha com a fluência em inglês. Afinal, você acaba associando termos e comandos no lugar de apenas traduzir. Um avanço um tanto quanto considerável, concorda?

Motivação para o prosseguir aprendendo

Alguns tipos de jogos tem a compreensão do inglês como um processo indispensável. Se você já jogou, então sabe que em alguns casos deve entender o que está acontecendo para conseguir passar de fase ou progredir de nível.

Você passa a descobrir o que o jogo quer e a entender essa lógica. Acredite: essa técnica é melhor que procurar no dicionário ou pedir a ajuda de algum amigo ou professor. E tem mais: você acaba memorizando com mais facilidade também!

Maneira de expandir o vocabulário

A melhor maneira de guardar novas palavras é por meio da repetição — mais um ponto positivo no caso de videogames para aprender inglês. A frequência e intensidade com que alguns termos aparecem são mais que o suficiente para que você memorize com facilidade.

Isso sem contar nas palavras de quase todos os jogos, como load (carregar), save (salvar), press (apertar), select (selecionar) e várias outras. Conforme o game que você escolher, vai melhorar muito o vocabulário.

O The Sims, jogo que simula a rotina humana, por exemplo, pode ajudar a guardar as partes da casa e ações comuns do dia a dia. Assim fica mais fácil aprender a falar em inglês que vai ao trabalho, tomar banho ou outras atividades cotidianas.

Treino da leitura

Se você é o tipo de pessoa que não gosta de uma leitura, então pode ser que se surpreenda como o videogame para aprender inglês pode te ajudar nesse sentido. Eles contam com menus, descrições e vários outros detalhes que ajudam na interpretação e leitura de diálogos.

Assim você aprende novas palavras e, de quebra, treina como elas são escritas (dando aquele upgrade na ortografia também). Uma ótima maneira de turbinar a aprendizagem do inglês!

Melhora a compreensão

A compreensão em inglês é um dos pontos mais importantes e o videogame pode ser um grande auxílio. Como explora muito esse ponto, pois contam com diálogos em inglês entre os personagens, os jogos fazem com que você compreenda tudo com mais facilidade.

Fique atento a todas as conversas e trabalhe na mesma vibe de quem assiste um filme ou um seriado. A grande vantagem é que você vai escutar tudo mais de uma vez, pelo menos na maioria dos casos (o que ajuda ainda mais).

Jogos para todos os níveis

Para fechar, outra grande vantagem em utilizar o videogame para aprender inglês é que existem jogos para todos os níveis. Você pode explorar os modelos mais simples, que não exigem tanto o domínio do inglês, e seguir para os mais elaborados.

Essa é uma forma de estar em contato com a língua e respeitar seus limites. Assim fica mais fácil progredir de forma linear, mas sempre escolhendo o game certo para esse tipo de situação. Pense que imergir em um idioma é a melhor forma de aprendê-lo. Portanto, mantenha o máximo de contato possível.

Como você pode perceber, a alternativa do videogame para aprender inglês é cada vez mais bem-aceita. Não desperdice a chance de se divertir enquanto aprende a língua mais importante do mundo.

Para aproveitar a onda da tecnologia, aproveite e leia nossa postagem sobre os melhores aplicativos para aprender inglês sozinho. Nos encontramos lá!

Compartilhe este artigo com seus amigos: