sáb. set 26th, 2020
Deslizes nas provas de proficiência de mestrado

7 deslizes nas provas de proficiência de mestrado

Se você está sonhando em dar continuidade nos estudos e seguir carreira acadêmica, então sabe que a etapa de seleção conta com uma prova em inglês. A proximidade do exame faz com que as pessoas fiquem mais nervosas e inseguras. E isso é bem natural, já que essa etapa pode ser determinante para continuar ou não no processo.

Para se preparar, um ponto muito importante é conhecer os deslizes mais famosos das provas de proficiência de mestrado. Assim fica mais fácil não cair em nenhum deles, concorda?

Pensando nisso, listei alguns dos erros mais comuns para que você saiba como se prevenir. Vamos juntos desvendar esses pontos?

1. Focar apenas no vocabulário da sua área

É claro que entender um pouco sobre o vocabulário da sua área é importante, mas não é o mais determinante no caso das provas de proficiência de mestrado. Segundo algumas estimativas, esse ponto representa mais ou menos 10% da prova, uma parcela relativamente pequena.

Isso significa que o ideal não é focar nas palavras mais comuns da sua área de estudo, mas sim na metodologia ideal para preparação. Estude sobre leitura e interpretação de textos e garanta resultados melhores.

2. Ficar preso em uma palavra que não conhece

Esse ponto pode representar uma cilada para muitas pessoas. Se você é o tipo de pessoa que começa a ler um texto e trava assim que se depara com alguma palavra que não sabe o que é, é bom entender que precisa evoluir para se dar bem.

Esse detalhe pode fazer com que você perca a concentração e acabe se embolando, então deixe esse ponto para lá. Acredite em mim: você consegue entender muitas coisas sem uma ou outra palavra, pois compreende o sentido geral do texto e o que ele está querendo comunicar.

Caso ela não seja tão determinante, continue lendo o texto normalmente. Agora, se for crucial para o entendimento, tente compreender o que se quer comunicar pelo contexto das frases.

3. Não estar totalmente atento

A atenção é determinante para ser bem-sucedido. Afinal, pode ser que a própria questão tenha alguma pegadinha ou cilada. Esse é um ponto muito comum, já que as vezes focamos tanto no texto que acabamos esquecendo do que está sendo perguntado.

Pense que você pode acabar respondendo outra coisa e perder a questão. Portanto, para não perder ponto de bobeira, fique muito atento as perguntas e garanta resultados melhores.

4. Esquecer das palavras de conexão

As provas de proficiência de mestrado também exploram muitas palavras de conexão. Isso acontece porque elas costumam ter muitos textos. Então, é natural que as ideias de um parágrafo estejam conectadas com outros.

Nesse ponto, é bom tomar cuidado, pois isso pode ser feito concordando ou discordando do que foi dito anteriormente. E mais: tudo isso pode acontecer de maneira sutil. Então, quando for fazer alguma das provas de proficiência de mestrado, é fundamental prestar atenção em todas as palavras.

5. Preparar-se com pessoas sem especialização

Estar preparado para as provas de proficiência de mestrado envolve um estudo sistemático sobre os temas e particularidades que esse tipo de prova tem. Para isso, o melhor caminho envolve ter contato com professores especializados.

Nem todo mundo sabe como ensinar esses detalhes — ou entende mesmo inglês nesse nível. Pense que esse investimento vale a pena e é sempre bom compreender esses detalhes considerando a profundidade que a prova exige.

6. Esquecer do que já sabe

Nascemos em um país que tem muito contato com a língua inglesa. Então, sempre temos algum conhecimento do idioma — seja pelos cursos de inglês, filmes, séries ou músicas.

Portanto, tenha confiança que você consegue, sim, desembolar nesse sentido, entendendo que já sabe de muita coisa e não deve cair nos erros mais amadores. Por isso, garanta as questões que considerar mais fáceis e aumente suas chances de passar nas provas de proficiência de mestrado.

7. Não explorar as técnicas de leitura

Como já falei, esse tipo de prova conta com muitos textos. A boa notícia é que existem técnicas de leitura que podem ajudar muito, colocando você a frente dos seus concorrentes.

As mais importantes são o Scanning e Skimming. A primeira tem o objetivo de entender a ideia geral do texto e o que ele traz consigo, tudo de maneira mais rápida e superficial. Enquanto isso, a segunda destaca as ideias principais, tendo um perfil mais detalhado que o primeiro.

Agora que você entende melhor onde estão os principais deslizes das provas de proficiência de mestrado, atente sempre para cada um desses pontos e garantir resultados melhores. E deixe um comentário abaixo, dizendo como está sendo a sua experiência.

Compartilhe este artigo com seus amigos: