qui. ago 18th, 2022
Dicas para acelerar seu aprendizado em inglês

7 dicas para acelerar seu aprendizado em inglês

Não tem escapatória: começamos a aprender inglês e logo em seguida já estamos em busca de rápidos resultados e do sonho de falar com fluência. Por mais rápida que seja, a aprendizagem não acontece da noite para o dia, uma realidade que acaba frustrando muitas pessoas. A boa nova é que você pode, sim, acelerar seu aprendizado em inglês. Claro, desde que utilize os métodos certos. Ficou interessado e quer saber como fazer isso? Veja algumas dicas novinhas em folha que levantei nessa postagem.

1. Comece fixando uma meta

Eu já disse isso aqui outras vezes, mas as metas são fundamentais para quem quer ter sucesso na vida. Se o seu sonho envolve o sucesso para aprender inglês, é fundamental traçar onde você quer chegar.

Para ter resultados ainda melhores que apenas listar alguns objetivos em um papel em branco, considere o modelo SMART, com metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais. Comece detalhando de forma bem clara a sua meta e vá medindo o progresso de tempos em tempos. Isso, com certeza, vai acelerar seu aprendizado em inglês.

2. Encontre parceiros de estudos

Ter uma turma de parceiros, focada no mesmo alvo que você, ajuda muito. Nada mais natural, já que você se sente mais motivado para seguir estudando e aprimorando o inglês, sem contar que a atividade fica bem mais prazerosa.

Portanto, acione seus amigos e conhecidos e envolva essa turma na empreitada de falar inglês com cada vez mais fluência.

3. Varie seu local de estudo

Por incrível que pareça, essa dica simples pode trazer ótimos resultados. Você experimenta novos ares e consegue perceber como isso influencia na sua memorização e maneira de assimilar tudo.

Portanto, se o assunto é aula online, que oferece essa maleabilidade, tente fazer a aula em um local diferente vez ou outra. Você pode mudar do quarto para sala ou até em um nível mais radical, como da sua casa para uma biblioteca (desde que não se esqueça dos fones de ouvido, hein?).

Os resultados serão muito bons e você vai perceber como respirar um ar diferente pode impulsionar você no seu objetivo de falar inglês.

4. Faça um intercâmbio e/ou viagem

É claro que essa dica não cabe no bolso de qualquer pessoa, mas, se você puder, invista nessa oportunidade. Escolher um local do mundo para fazer um intercâmbio e treinar o idioma pode ser de grande ajuda e pode ser de curto prazo (como 15 dias) ou até maior (como 1 ano ou mais).

Essa vai ser uma grande conquista para sua carreira e até para sua trajetória pessoal de uma maneira geral. Você vai acelerar a aprendizagem, pois fica imerso em uma nova língua e ainda aprende a se virar e se comunicar mesmo em meio a tanta dificuldade e limitação.

5. Busque aprender expressões do dia a dia

Expressões da língua inglesa que são usadas nas conversas casuais podem ajudar muito, pois você se aproxima da “realidade” diária. Muitas vezes ficamos presos aos processos e regras, mas elas podem ser bem diferentes da forma com que eles realmente se comunicam.

Você pode aprender mais sobre a língua oral assistindo um dos muitos seriados disponíveis no Netflix ou em outras plataformas online.

6. Conviva com nativos

A melhor forma de treinar inglês é com americanos, ingleses ou outra pessoa nativa de onde inglês é idioma oficial. Se você for solteiro, pode ainda arriscar um relacionamento com um deles. Isso vai potencializar muito os resultados (desde que você goste da pessoa, claro).

Caso você já esteja comprometido, não tem problema nenhum. Um amigo ou alguém próximo já pode ajudar muito, já que você fica livre e não se preocupa em cometer erros. Assim seu processo fica bem mais rápido e você consegue acelerar seu aprendizado em inglês.

7. Não tenha medo

O medo pode transformar pessoas inteligentíssimas em grandes reféns, então é bom tomar cuidado. Fale com vontade, sem medo de estar com a pronúncia, conjugação ou qualquer outro detalhe errado ou um pouco desalinhado.

O que vale é a vontade de se comunicar e você pode ser bem-sucedido mesmo com um erro ou outro. As pessoas normalmente entendem que o inglês não é sua primeira língua e dão um super desconto nesses deslizes.

Além do mais, você está em um processo de aprendizagem, então é bom seguir sempre tentando, arriscando, errando e melhorando. Treine sem medo e você vai alcançar resultados incríveis!

Depois de ver esses pontos, você não tem mais desculpas! Vai turbinar seu aprendizado em inglês. Entenda que isso depende de você e corra atrás. Para aprender ainda mais um pouco, acompanhe sempre nossos novos posts. Até a próxima!

Compartilhe este artigo com seus amigos: