qui. ago 18th, 2022
Erros na hora de aprender inglês

8 erros na hora de aprender inglês

Aprender inglês é uma tarefa que envolve muita dedicação e cuidados – por mais simples que o processo seja. Nada mais natural, já que adquirir uma nova língua exige mesmo muito esforço, assim como o entendimento da cultura. Muitas pessoas aprendem rapidamente e ficam apenas naquela “decoreba” comum de muitos processos de aprendizagem. O que elas não sabem é que existem alguns erros na hora de aprender inglês que você não pode cometer, já que podem comprometer tudo.

Ficou assustado? Para saber que ciladas são essas, conheça alguns pontos que listei hoje.

1. Não ter objetivos

Aquele papo de “deixa a vida me levar” é muito gostoso na música do Zeca Pagodinho, mas não deve fazer parte da nossa trajetória. É fundamental que você se enxergue como protagonista da sua história, então os objetivos são fundamentais para chegar onde você sempre almejou.

Além disso, definir metas é a melhor maneira de reduzir os caminhos e acelerar sua aprendizagem. Portanto, coloque o inglês como um dos seus focos e reconheça como ele te ajuda a alcançar outros planos que você tem.

Assim você consegue se preparar de forma mais assertiva para uma prova ou uma viagem, por exemplo.

2. Confundir a forma de escrever e a de falar

A grafia em inglês é uma das maiores pegadinhas das provas, inclusive os falsos cognatos (falaremos deles mais abaixo). Justamente por isso, pode ser uma grande cilada para quem vai fazer uma prova escrita. Não prestar atenção nisso está entre os principais erros na hora de aprender inglês.

Além disso, a forma com que as pessoas escrevem também pode acabar refletindo na maneira de escrever e vice-versa. A pronúncia, por exemplo, pode acabar confundindo, principalmente se você é do tipo de pessoa que escreve da mesma forma que fala.

3. Não estudar os falsos cognatos

Eu já abordei esse assunto aqui no blog e ele pode ser uma enorme pedra de tropeço. Algumas palavras em inglês são bem parecidas com outras em português. O mais normal é pensar que elas signifiquem a mesma coisa – o que é um grande engano.

Elas se parecem, mas não tem nada a ver em questão de significado. Portanto, para não sofrer com esse tipo de situação, estude bastante e fuja das ciladas.

4. Não ter paciência para estudar a língua

Aprender uma coisa nova exige um pouco do seu cérebro. Por essas e outras, quanto mais tempo você fica exposto, mais chances têm de aprender e assimilar com mais facilidade. A falta de paciência também é um dos grandes erros na hora de aprender inglês.

É muito importante entender que você precisa se dedicar e que o aprendizado não vai acontecer sem o seu esforço. Portanto, entenda o seu papel e mobilize-se para estudar nesse tempo também. Falar inglês com fluência é um objetivo que só será alcançado com dedicação.

5. Esquecer de mensurar seu nível

Não saber o seu nível de inglês pode ser um dos maiores erros que você não pode cometer. Por mais comum que seja, é muito importante saber o nível que você está e mensurar seu avanço.

Ficar muito tempo sem contato com a língua pode fazer com que você esqueça algumas coisas, então é bom dar uma testada de tempos em tempos.

6. Pensar em português primeiro e tentar traduzir

Um dos mais comuns erros na hora de aprender inglês: pensar em português e depois tentar traduzir para o inglês. Engana-se quem pensa que esse é o melhor caminho.

O melhor a se fazer é deixar o português de lado e forçar a sua mente para pensar em inglês. Essa é uma forma de acelerar o processo e diminuir os erros que acontecem no momento da tradução.

Vale lembrar que traduzir também não é o melhor caminho. Isso deve ser feito apenas quando você não entende uma palavra ou expressão – e não a frase toda que você fala em uma conversa.

Foque no contexto, entenda a cultura e fale de forma mais natural. Você vai ver que os resultados são incríveis!

7. Não treinar

Ninguém tem sucesso sem treino. Seja no esporte, no trabalho ou na hora de aprender um novo idioma, o treinamento é fundamental para melhorar sua performance. E esse é um dos maiores erros na hora de aprender inglês.

Treinar inglês é relativamente fácil, já que estamos sempre em contato com a língua. Então, aproveite as oportunidades e tenha o máximo de contato que você puder.

8. Ficar com medo de errar

O medo de errar é um grande impeditivo e deve ser deixado de lado se você é o tipo de pessoa que quer arriscar. Aprender algo novo envolve justamente a possibilidade de errar e você deve lidar com isso com o máximo de naturalidade possível.

Não se preocupe com uma pronúncia errada ou qualquer outra inconsistência que aconteça nessa caminhada. Siga melhorando e o progresso virá!

Agora que você já conhece os principais erros na hora de aprender inglês, fuja de cada um deles. Arrisque e experimente as maravilhas que esse idioma pode trazer para sua vida. E você, gostou dessas dicas? Acompanhe outras na nossa página no Facebook.

Compartilhe este artigo com seus amigos: