qui. ago 18th, 2022
Maneiras criativas de treinar inglês

6 maneiras criativas de treinar seu inglês

Quem quer treinar seu inglês para valer, está sempre atento a oportunidades que possam trazer bons resultados e potencializar as habilidades na língua. No fundo, no fundo, não tem como escapar: você precisa se envolver e ir muito além das aulas.

Entre essas possibilidades, treinar seu inglês de novas formas e em novos ambientes é muito importante, pois ajuda a atingir a tão sonhada fluência no idioma. Se você quer seguir esse caminho, veja outras maneiras que levantei para você aprender inglês de forma leve e criativa.

Aproveite os períodos de deslocamento

Se você mora em grandes centros, já percebeu que muito tempo do nosso dia a dia é gasto no deslocamento. Essa realidade também já tem chegado às pequenas e médias cidades, que cada vez mais sofrem com dificuldades no trânsito.

No lugar de ficar reclamando e estressado, aproveite o momento entre casa e trabalho (faculdade ou qualquer outro lugar que esteja na sua rotina) para potencializar o seu inglês. Esse é um ótimo tempo e pode fazer muita diferença se você começar a aproveitar.

Quem faz o percurso de ônibus ou metrô, pode aproveitar para ler algum texto ou livro em inglês. Você pode começar por assuntos dentro do seu nível de compreensão e progredir com o passar do tempo.

Acredite em mim: essa pode ser uma ótima e eficiente maneira de se preparar para provas, inclusive as de mestrado, por exemplo. Você se atenta aos detalhes e aprende gramática, vocabulário e senso crítico na interpretação de textos.

Agora, se você vai de carro, suas opções ficam mais restritas. Você pode aproveitar e colocar o GPS em inglês ou até mesmo escutar áudios simples enquanto trafega. Entretanto, nada de colocar algo elaborado demais, pois a sua concentração deve estar no trânsito, hein?

Paute suas tarefas da semana em inglês

Muitas pessoas são adeptas da famosa lista de tarefas. Para aproveitar melhor a oportunidade, você pode listar tudo que vai fazer em inglês, adotando a famosa to-do list.

Tente colocar as frases de forma mais completas e estruturadas. Desta forma, você explora melhor seus conhecimentos e se desenvolve bem mais ao treinar seu inglês. Além disso, utilize muitos tempos verbais e vocabulários novos.

Aproveite e faça o mesmo com a lista do supermercado e outras oportunidades que aparecerem. Seu vocabulário vai expandir consideravelmente!

Atue traduzindo reportagens e textos

As principais notícias do mundo também estão presentes nos sites em inglês, como a BBC, The Guardian ou New York Times. Seguindo o exemplo da maioria das pessoas, você pode aproveitar para ler as notícias nesses sites e, além de ficar bem informado, poderá treinar seu inglês.

É claro que os textos de política e economia em esfera mundial são um pouco mais elaborados, mas você pode seguir segundo o tema que preferir. Pode explorar esportes, pessoas, cultura e o que mais gostar.

Além disso, por estar conectado, você pode aproveitar e tirar alguma dúvida online mesmo, com um dicionário ou tradutor. Você não vai se arrepender desse investimento!

Anote as novas palavras para não esquecer

Estamos muito acostumados com algumas palavras importadas do inglês para nós. Ainda assim, nos deparamos com várias outras que nem ao menos sabemos o que significa, então é muito importante se planejar e aproveitar para aprender.

Anote as palavras que você perceber na rua, shopping, ouvir de algum amigo, etc. Depois, procure saber o que ela significa e qual é a forma certa de pronunciar. Uma ótima tática, não é?

Explore os jogos em inglês

Uma coisa que já percebi é que perdemos muitas oportunidades no nosso dia a dia. Os jogos são outro ótimo exemplo, principalmente se você é do tipo aficionado que se envolve constantemente com eles.

Baixe as versões em inglês e garanta uma oportunidade de lidar com o idioma por mais tempo. Você recebe instruções, acompanha diálogos e acaba aprendendo sem perceber. Ou seja: uma ótima maneira de treinar seu inglês, não é?

Encontre e converse com amigos estrangeiros

Se você já fez o intercâmbio ou viagem internacional, provavelmente tem um amigo ou conhecido que fez nesses lugares. Caso não tenha, não tem problema. Você pode fazer um pela internet, utilizando as mais diversas plataformas disponíveis hoje em dia e treinar seu inglês.

O importante mesmo é conversar em inglês com ele. Para isso, você pode entrar em um chat, Whatsapp, usar o Facebook, Instagram ou qualquer outra rede social.

Se você quiser trazer a experiência para o real, acho que esse pode ser um grande ganho. Você pode aproveitar para conhecer, trocar informações e até firmar laços mais duradouros.

Depois de ler esse texto, ficou mais fácil perceber como treinar seu inglês de maneiras interessantes e divertidas, não é mesmo? Não deixe de colocar algumas delas em prática e perceber seu progresso.

E você, conhece outra maneira de fazer isso? Compartilhe nos comentários abaixo.

Compartilhe este artigo com seus amigos: