qui. ago 18th, 2022
Passos para compreender em inglês

7 passos para ajudar a compreender inglês

Entender o que as pessoas falam em inglês é um passo muito importante para alcançar a tão sonhada fluência na língua. Por outro lado, pode ser bem difícil conversar com um nativo, já que eles falam muito rápido e com um sotaque bem diferente ao que somos acostumados. Por isso, se você também tem dificuldades em compreender inglês, então está no lugar certo!

Hoje elenquei algumas dicas e você tem a oportunidade de ficar ligado e progredir com mais facilidade. Vamos lá?

1. Comece desenvolvendo uma escuta ativa

Para entender qualquer língua, é preciso desenvolver a habilidade de escuta. Muitas vezes não fazemos isso nem em português, quanto o diga em outro idioma. Dê tempo para que seu cérebro realmente escute e processe tudo que está sendo falado, antes mesmo de sair respondendo. Acredite em mim: sem essa habilidade, fica bem difícil aprimorar seu listening.

2. Foque no que entendeu

Muitas pessoas acabam querendo entender TUDO que uma pessoa está falando em inglês. É claro que esse é o melhor dos mundos, mas não precisa ser assim. Na verdade, quando isso acontece, alguma palavrinha ou expressão pode acabar comprometendo sua compreensão inteira, o que é péssimo.

Então, deixe uma ou outra palavra passarem e foque no contexto geral do que está sendo dito. Assim fica bem mais fácil compreender inglês de forma eficiente e completa. Se você não acredita, faça um teste e perceba a diferença.

3. Deixe a timidez de lado e pergunte

A timidez pode ser uma barreira ainda maior que a dificuldade de compreensão, então, deixe-a para trás. Pense que pode ser bem natural não entender o que um nativo fala e que não há nada de anormal em pedir que ele repita ou até que se comunique de uma forma um pouco mais lenta. Convenhamos: mesmo desenvolvendo o inglês, entender alguém falando de forma rápida e com os amigos pode não ser a tarefa mais fácil do mundo.

4. Tenha um professor em casa (ou no seu computador)

Ter contato frequente com seu professor de inglês é um ponto muito importante, já que eles realmente sabem falar de uma forma mais correta. Nem sempre é possível ter um fisicamente em sua casa, mas ele pode estar nas aulas online – o que facilita muito a vida de qualquer um.

Pare e pense: quanto mais esse cara falar, mais fácil fica compreender inglês. Afinal, seu ouvido vai ficando habituado com a situação e entendendo tudo com mais facilidade.

5. Ouça músicas e escute rádio

Não tem como escapar, quando assunto é aumentar o nível do seu listening, esses dois podem ser grandes aliados. Assim você escuta a pronúncia real e fica ligado em vários outros aspectos, como as gírias e outras expressões comuns.

Os programas de rádio também são outra opção disponível e você pode encontrar vários deles na internet (convenhamos, ficou bem mais fácil aprender inglês depois da internet, não é?). A rádio da BBC é uma ótima opção, pois assim você se inteira dos principais acontecimentos mundiais e tudo isso na entonação e ritmo das pessoas que falam inglês com fluência.

6. Ouça audiobooks

Você também pode baixar muitos livros (inclusive os mais famosos do mundo) e treinar o seu inglês de forma gratuita por meio dos audiobooks. Imagine-se lendo um clássico como Romeu e Julieta ou Alice no País das Maravilhas? Uma ótima forma de compreender inglês com mais facilidade – isso não dá para negar!

7. Tente compreender sotaques diferentes

Eu já falei aqui no blog sobre as diferentes pronunciações que o inglês pode ter – e que pode embolar um pouquinho o entendimento. Isso funciona no Brasil também, se você colocar um nordestino para conversar com um gaúcho, por exemplo, pode ser que eles tenham muitas diferenças, mesmo os dois falando em português.

Portanto, fique atento aos detalhes e ao tipo de inglês que está sendo usado na comunicação. Isso pode fazer com que você perceba melhor as palavras usadas e contextualize com mais facilidade. Além disso, entenda que o inglês pode ser um pouco diferente de país para país, com pronuncias e até mesmo palavras bem diferentes.

Como você pode perceber, existem maneiras eficientes de ajudar a compreender inglês. Além disso, uma rotina de estudos (dentro e fora da sala de aula) fazem toda diferença quando o assunto é a melhora dessa habilidade. E você, já testou outra maneira que trouxe resultados eficientes para você? Compartilhe nos comentários abaixo e ajude outras pessoas também!

Compartilhe este artigo com seus amigos: