qui. ago 18th, 2022
Como surgiu a Black Friday

Saiba tudo sobre a origem da Black Friday

Considerando as tradições de cada país que tomaram proporção mundial, talvez o Black Friday esteja entre as mais famosas. A última sexta-feira do mês de novembro simboliza o dia de comprar muitas coisas por preços incríveis nos Estados Unidos.

Os preços começaram atraindo os americanos, depois vários turistas na mesma época do ano e, agora, começa a se difundir em outros países. Se você quer saber mais sobre o assunto, não pode deixar de ler a postagem de hoje. Vou compartilhar sobre a criação da data e algumas curiosidades interessantes para você.

O que é o Black Friday, afinal?

O Black Friday é uma expressão em inglês que significa algo como “sexta-feira negra”. Ela começou a ser usada no mercado financeiro, mas mudou muito e hoje sinaliza a sexta-feira seguinte ao Thanksgiving – ou o Dia de Ação de Graças que também já tratei aqui no blog, lembra?

Hoje, o termo faz referência a um dia com descontos impressionantes nos Estados Unidos. E o mais interessante é que isso não acontece pontualmente, em uma loja ou outra, mas sim em todo o país. Todo o comércio se mobiliza para oferecer preços arrasadores e dar início às compras de Natal.

Como a data surgiu?

Agora que você já sabe o que significa, deve estar se perguntando como a data surgiu, não é? Afinal de contas, não foi do dia para a noite que as lojas começaram a abrir as lojas com preços bem abaixo do normal.

Segundo tradição, a data começou a ser celebrada há muitos anos, mas ganhou o nome de Black Friday apenas anos mais tarde, no estado da Filadélfia. Foram os policiais locais que começaram a usar o termo que acabou se alastrando alguns anos depois.

Como a data já abria as compras para o Natal (que normalmente acontece mais ou menos 1 mês depois), muitas pessoas se dirigiam às lojas, causando uma grande movimentação e congestionamentos enormes.

Por que “Black”?

Em 1980, foi criada uma teoria nos Estados Unidos: a cor vermelha simbolizava os valores negativos e a preta os positivos. Nesse contexto, os comerciantes acreditavam que de janeiro a novembro era o período vermelho, e, de novembro ao final de ano, o período preto começava.

A mudança no rumo da economia, ou seja, o início do período “preto”, tinha início exatamente nessa sexta-feira. Ou seja, por isso é Black (preto) Friday (sexta).

Como funciona?

Na sexta-feira dos sonhos, os varejistas abrem as lojas bem cedo, muitas vezes até no meio da madrugada.  Com preços arrasadores, eles conseguem atrair um número maior de clientes, mobilizando muitas pessoas, fazendo filas quilométricas – tudo atrás das melhores ofertas.

Embora não seja um feriado nacional (o Thanksgiving é), muitas pessoas pedem o dia de folga e aproveitam a data para comprar os presentes de Natal.

Cenário atual

A batalha pelos melhores produtos é tanta que muitos clientes acabam brigando e confrontando entre si. Basta uma rápida pesquisa no YouTube para ver alguns desses vídeos com os “barracos”.

Além disso, o cenário atual também conta com o Cyber Monday, que é a segunda-feira cibernética. É o dia em que as lojas online, ou os e-commerces, oferecem descontos incríveis. Como você deve imaginar, muitas pessoas já esperam com grande expectativa essa oportunidade.

Curiosidades

O termo se referia a crises na bolsa

Como falei, o termo Black Friday inicialmente se referia às calamidades do mercado financeiro. O termo foi usado pela primeira vez em 1869, quando dois especuladores batalharam pela Bolsa de Valores de Nova York.

Depois de algumas dificuldades, quando o Governo interviu, elevou a oferta e os preços caíram muito, fazendo com que muitas pessoas perdessem grandes fortunas.

A data do Thanksgiving foi determinada pelo Black Friday

Como já falei aqui em outra postagem, a determinação de data do Thanksgiving já mudou muito. Depois de algumas alterações, os lojistas pediram, durante o mandato de Franklin Roosevelt (1882-1945), que a data fosse celebrada em dias diferentes e depois do Dia de Ação de Graças.

A data já foi o maior dia de compras da história

Em 2001 a Black Friday ganhou o título de maior dia de compras do mundo.

O termo se tornou conhecido em 1990

O termo ficou restrito ao estado da Filadélfia por muito tempo. Só quando passou as fronteiras do estado que se tornou um “jargão” de todo o país, nos anos 90.

Agora que você já sabe sobre a origem e desenvolvimento, o dia Black Friday fica bem mais interessante, não é? A data é muito famosa e promete continuar arrebatando admiradores de todo mundo – e mobilizando o comércio também. Se esse conteúdo ajudou você, pode esclarecer o período para outras pessoas também. Por isso, não deixe de compartilha-lo nas redes sociais.

Compartilhe este artigo com seus amigos: