qui. ago 18th, 2022
Tudo sobre o IELTS

Tudo sobre o IELTS

Quando o assunto são os exames de proficiência em inglês, não tem como fugir: o papo sempre acaba em TOEFL ou IELTS. Embora seja um pouco menos comum no Brasil, o IELTS é um exame importantíssimo e que abre muitas portas.

Se você quer entender mais sobre a prova, como ela funciona e o que você precisa fazer para se preparar, então está no lugar certo. Vamos juntos?

O que é o IELTS, afinal?

O IELTS (International English Language System) é um teste de inglês muito famoso e com grande aceitabilidade ao redor do mundo. Ele é a porta de entrada em muitas universidades do Reino Unido, assim como de outros países, como Austrália e Nova Zelândia.

Além de facilitar uma carreira acadêmica em algumas das mais consagradas universidades do mundo, o teste também ajuda nas questões de imigração e em pedidos de visto, como para quem vai se aplicar para uma mudança por mais tempo.

A prova é organizada pelo British Concil, IDP IELTS Australia e Cambridge English Language Assessment — ou seja, um time de peso. Tudo isso é formulado com o objetivo de avaliar e testificar o real nível de inglês dos estudantes. Com isso, ele revela a real proficiência que eles têm na língua.

Existem dois tipos de exames: o geral e o acadêmico. O primeiro tem como objetivo atender as pessoas que pensam em emigrar para um país que tem o inglês como língua oficial, enquanto o segundo é para quem quer estudar em um desses países (especialmente quem pensa em fazer um mestrado ou doutorado fora).

Como me registrar?

O exame é aceito em todo o mundo, pois é um teste global e com um grande reconhecimento. Ele é válido por tempo indeterminado, mas é comumente mais aceito até 2 anos depois da sua realização.

Durante o registro, você pode solicitar que as cópias sejam enviadas para 5 instituições segundo a sua escolha. Quem pensa em se programar para a prova deve saber que ela está disponível em 48 datas diferentes (no caso do acadêmico) e 24 oportunidades (no caso do geral).

Você pode fazer o cadastramento online ou ainda se dirigir a um dos centros registrados em todo o mundo. O valor pode variar de país para país e da instituição que aplica, então você deve checar as informações no site oficial do teste.

Existe alguma diferenciação?

A prova desse tipo de exame é baseada no inglês britânico. Isso significa que há uma certa diferença para quem está mais acostumado com o modelo americano. Ainda assim, como é um exame internacional muito forte, ele é aceito em vários lugares e conta com uma grande variedade de sotaques (incluindo o americano).

Os níveis de competências avaliadas são as mesmas e mais tradicionais: leitura, escrita, conversação e audição (compreensão).

Audição

Esse módulo é composto por 40 questões – sendo que você vai ouvir quatro conversas e monólogos. Depois disso, você precisa responder algumas perguntas, assinalando a alternativa que mais corresponde ao que aconteceu.

Leitura

A compreensão de textos é outro momento importante. Ele também conta com 40 questões, o que é um número bastante expressivo. Para isso, você precisa ler de três a cinco textos, um número que pode variar dependendo a edição da prova.

Escrita

A hora de escrever corresponde a 60 minutos do tempo do teste. No caso da versão acadêmica, o candidato precisa resumir informações de gráficos, diagramas ou tabelas. Depois disso, ele ainda precisa escrever um artigo.

Já no caso do IELTS geral, você normalmente começa tendo que escrever uma carta. O conteúdo poder ser explicando uma situação que eles mesmo pedem ou ainda solicitando uma informação. Em seguida, o aluno precisa escrever um artigo também.

Conversação – Teste Oral

Para testar suas habilidades orais, o teste é dividido em três partes. No começo, a conversa é mais leve e comum. Nessa ocasião você tem liberdade para falar sobre você, o que gosta de fazer e assuntos desse tipo.

Em um segundo momento, você deve responder a perguntas sobre um assunto específico. Para fechar, na terceira parte, é hora de discursar sobre esse assunto. Importante: tudo isso acontece na presença de um examinador um tanto quanto criterioso.

Quanto tempo dura a prova e como são os resultados?

Tudo isso que você viu no tópico de cima acontece em um período de 2 horas e 44 minutos. A parte de compreensão dura 30 minutos, a leituraescrita dos textos toma outros 60 minutos cada e o módulo de conversação dura mais ou menos 14 minutos. Vale lembrar que essa última parte não acontece no mesmo dia que as outras 3 sessões.

Os resultados saem mostrando o seu nível real no inglês. Ou seja, você não vai se deparar com um resultado “aprovado” e nem mesmo “reprovado”. O objetivo é revelar a sua proficiência. Para isso, é considerada uma classificação que vai de 1 a 9 (sendo 1 muito baixo e 9 um nível fluente).

Para isso, eles utilizam 4 critérios diferentes: qualidade, coerência e embasamento das respostas, nível do vocabulário e qualidade gramatical.

Agora que você entende tudo sobre o IELTS, veja a aplicabilidade que ele tem e se você deve se registrar para uma oportunidade futura. Não deixe de investir em uma preparação sólida e conte com a ajuda de um curso online de inglês para ter um bom resultado.

Se você gostou dessa postagem e quer acompanhar os outros conteúdos, que tal curtir nossa página no Facebook? Nos encontramos por lá!

Compartilhe este artigo com seus amigos: