seg. ago 2nd, 2021
Tudo sobre o Superbowl

Tudo sobre o Superbowl – o principal esporte dos americanos

Quando o assunto são as tradições americanas, não tem como fugir: o Superbowl é uma das principais! Para quem não sabe, ele representa o jogo final da liga de futebol americano (conhecido como National Football LeagueNFL) e atinge milhões de pessoas todos os anos.

Se você quer entender um pouco mais sobre o assunto, então está no lugar certo. Criei uma postagem completa sobre o tema, pois assim fica mais fácil entender sobre a força do esporte, o evento e sua repercussão mundial. Vamos lá?

Criação da liga

A NFL é disputada desde 1967 e já “nasceu” com muita força, pois representou a junção das duas principais ligas existentes na época. Desde então ela reúne os melhores times dos EUA e atrai a atenção de muitas pessoas no decorrer do ano (e aqui estamos falando de pessoas de todo o mundo).

Audiência do Superbowl

A audiência do Superbowl é uma coisa assustadora! Ele é, sem sombras de dúvidas, o principal evento do país e com a maior audiência televisiva. Como consequência, ele é o responsável pela publicidade mais cara da história da televisão. Anunciar em qualquer um dos intervalos custa simplesmente milhões de dólares.

Para assistir à final, muitos americanos se reúnem para comer com os amigos (e por isso a data é o segundo dia de maior consumo de comida no país, perdendo apenas para o Thanksgiving).

O único programa que teve mais sucesso e atraiu mais audiência foi o Puppy Bowl, uma paródia da final, só que com cachorros. Ela foi produzida pelo canal Animal Planet e atingiu a marca de 9,2 pontos de audiência.

Troféu

O troféu também é diferenciado. Conhecido como The Vince Lombardi, ele é entregue todo ano ao time vencedor e é uma homenagem ao vencedor dos dois primeiros Superbowl existentes. Além da conquista, o próprio troféu já é um excelente prêmio, pois tem um custo estimado de 25 mil dólares.

Para completar a celebração, todos os jogadores e equipes vencedoras ganham um anel de ouro branco de 14 quilates. O modelo ainda é decorado com diamantes e traz o escudo do time.

Bola e regras

A bola de futebol americano é uma versão evoluída da bola de rugby e existe há muitos anos – mais precisamente desde 1941.

O jogo é tão sério que envolve a participação de sete juízes. Essa é a melhor maneira de garantir a aplicabilidade do jogo e que tudo aconteça da melhor maneira.

Principais celebridades

Não tem como fugir: o nome do momento do SuperBowl é Tom Brady (marido da eterna modelo número 1 do mundo: Gisele Bündchen). Ele é o jogador mais bem pago da história (Most Valuable Player) e já foi campeão 5 vezes!

Termos mais comuns

Para se familiarizar um pouco mais com o jogo, veja aqui alguns dos termos mais comuns:

Backfield

É toda a área do campo em que o ataque fica posicionado. Ela fica atrás do scrimmage.

Drive

Esse nome é usado para associar a uma série de jogadas de uma equipe – indo desde o momento em que ela tem a posse de bola até quando a perde.

Down

Esse é o nome dado para as tentativas de avanço de um time em um ataque. Durante a final (Superbowl), cada time tem 4 downs para atingir 10 jardas e manter a posse de bola.

Head coach

Esse é o nome do técnico principal de cada time, mas não é o único responsável pela equipe. Ele conta com a ajuda de vários auxiliares, cada uma responsável por uma técnica (ataque, defesa e especialistas, por exemplo).

Redzone

Essa é a região do campo que fica entre a marca de 20 jardas e a endzone. Ela é conhecida como uma zona perigosa, pois existem grandes chances de pontuar nessa região.

Sack

Essa palavra em inglês refere-se ao ato de derrubar o quarterback (jogador de defesa) adversário. Isso deve ser feito antes que ele consiga fazer um passe para receber essa nomenclatura.

Snap

O snap é outro nome comum. Nesse caso, o jogador deve se movimentar de forma de consiga colocar a bola em jogo e passar por debaixo das pernas do quarterback. Como você deve imaginar, não é nada fácil!

Two point conversion

Essa é uma alternativa para o chute de ponto extra a que todos os times têm direito quando marcam um touchdown. No lugar de optar por um chute de apenas um ponto, a equipe pode fazer um novo touchdown partindo da linha 2 e que vale 2 pontos.

É claro que o esporte conta com regras e particularidades que vão muito além de uma postagem, mas dá para sentir um pouco mais sobre como a modalidade funciona, não é mesmo? Dê uma chance e assista um Superbowl – você vai se surpreender com a força do esporte!

E você, conhece outros amigos que também gostariam de saber mais detalhes desse evento? Então compartilhe esse post nas redes sociais agora mesmo!

Compartilhe este artigo com seus amigos: